São Paulo, Segunda-feira, 08 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Índice

Etnias podem interferir em tratamento contra hepatite C

da Redação

Negros norte-americanos portadores de hepatite C têm uma resposta imunológica aos medicamentos menos duradoura do que brancos infectados pelo mesmo vírus.
Realizado por cientistas da clínica Scripps, em San Diego, nos Estados Unidos, o estudo foi apresentado durante o Encontro da Associação Norte-Americana de Estudo de Doenças Hepáticas, que está sendo realizado em Dallas, nos EUA.
De acordo com John G. McHutchison, coordenador da pesquisa, os negros não apresentaram resposta à monoterapia com a droga interferon.
Para conseguir uma resposta imunológica duradoura, McHutchinson usou a combinação das drogas interferon e ribavirina. Com essa terapia, 20% dos negros apresentaram uma resposta duradoura similar à encontrada em brancos.
Segundo ele, esse estudo sugere que há características inatas de cada etnia que podem interferir na ação das drogas no organismo.


Texto Anterior: Ciência: China tem fósseis mais antigos de vertebrados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.