São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

POLÍTICA CIENTÍFICA

Síncrotron ganha R$ 2 mi para ampliação
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas, vai aumentar sua capacidade de atendimento em 10% nos próximos dois anos.
De acordo com o diretor-geral do Laboratório, José Antônio Brum, 43, 300 pesquisadores utilizam a luz síncrotron (85% são brasileiros). A ampliação será feita com a implementação de três projetos. O primeiro prevê a construção de um dispositivo que permite aumentar a intensidade do fluxo de ultravioleta em 10 mil vezes. Ele vai auxiliar no estudo da estrutura de átomos e moléculas em suspensão.
O segundo projeto a ser implementado vai aumentar a absorção de raios X utilizados em pesquisas. O terceiro é de estudo para construção de uma nova linha de luz altamente polarizada. Hoje o laboratório tem 11 linhas.
O processo de ampliação começou neste mês, depois da liberação de R$ 2,1 milhões do CT-Infra (Fundo de Infra-Estrutura) do Ministério da Ciência e Tecnologia. (MÁRIO TONOCCHI, FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS)