São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Nasa detalha vôo de reparos do Hubble

DA REPORTAGEM LOCAL

A Nasa anunciou ontem os detalhes de como será a próxima missão de astronautas para reparar o Telescópio Espacial Hubble.
A última visita de um ônibus espacial ao observatório orbital vai substituir uma câmera que parou de funcionar no ano passado e instalar um novo instrumento, que servirá para estudar estruturas do "esqueleto" do Universo, como a matéria escura.
A missão, inicialmente programada para agosto, pode atrasar um pouco, diz a Nasa, mas os planos já estão em andamento. Segundo o site Space.com, quem vai comandar a missão é o astronauta e astrônomo John Grunsfeld. Ele já participou de uma missão de reparos ao Hubble, em 2002.
Com a reforma prevista, a vida útil do telescópio orbital deve ser estendida até 2013. Durante os reparos, os astronautas vão instalar também um dispositivo que servirá para um foguete desativar o Hubble e jogá-lo no mar, quando ele for aposentado.


Texto Anterior: Brasileira descobre "orfanato" de estrelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.