São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BIODIVERSIDADE

Austrália usará genética contra espécie invasora
Pela primeira vez, biólogos planejam alterar geneticamente uma espécie invasora com o objetivo declarado de eliminá-la. O alvo é uma espécie européia de carpa que se espalhou por rios e lagos da Austrália.
Pesquisadores estão planejando usar engenharia genética para impedir o peixe de produzir filhotes fêmeas, forçando sua população ao declínio. Mas antes eles terão de provar que a estratégia, já testada em laboratório, não vai causar ainda mais problemas.
A equipe de Ron Thresher, da Csiro (organização nacional de pesquisa da Austrália), quer criar carpas transgênicas que carreguem o gene "daughterless" (sem filhas). Introduzindo o gene em peixes machos, eles esperam que a alteração se espalhe na população invasora, tornando-a totalmente masculina -e inviável. Alguns cientistas, no entanto, temem que o gene se espalhe por outras espécies.
(DA "NEW SCIENTIST")


Texto Anterior: Bioética: "Coordeno três gestações de clone", afirma Antinori
Próximo Texto: Comportamento: Mulheres de cidade grande preferem ricos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.