São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente cita até Trótski em seu discurso

DO ENVIADO ESPECIAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso não se limitou a mencionar o gás metano arrotado por bois no almoço de lançamento do Fórum de Mudanças Climáticas. Citou também Karl Marx (1818-1883), no discurso escrito, e Immanuel Kant (1724-1804), na fala. Fez, ainda, alusões a Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), empregando a expressão "universal concreto", e até a Leon Trótski (1879-1940).
Quando se referia ao princípio da responsabilidade comum, porém diferenciada, de países ricos e pobres sobre o clima, FHC usou expressão marxista: "A responsabilidade é desigual, mas não combinada". A referência algo cifrada foi à idéia de desenvolvimento desigual e combinado, do revolucionário Trótski no livro "A História da Revolução Russa", de 1932.
O desenvolvimento desigual já era noção corrente entre marxistas para descrever o atraso de alguns países. Trótski acrescentou o "combinado" para captar o fato de que dentro de cada país menos desenvolvido o desenvolvimento também é desigual, combinando setores sociais avançados com outros atrasados. (ML)


Texto Anterior: Efeito estufa: FHC omite as florestas ao abordar mudanças no clima
Próximo Texto: Antropologia: Amazônia tinha fazenda de peixes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.