São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BIOPIRATARIA

Suspeito de tráfico pede habeas corpus
O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu pedido de habeas corpus pedido pelo pesquisador Marcus Gerardus Van Roosmalen, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), acusado de biopirataria pela CPI da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de animais selvagens e plantas silvestres.
Com o pedido de habeas corpus, o pesquisador pretende bloquear a decisão da CPI que aprovou a quebra do seu sigilo bancário, fiscal e telefônico dos últimos dez anos. Van Roosmalen é holandês naturalizado brasileiro e está no país desde 1986.
O pesquisador foi convocado três vezes pela CPI para responder aos deputados, mas recusou-se. Por isso, no dia 19 de dezembro ele foi levado até a CPI pela Polícia Federal.
Durante a audiência, Van Roosmalen revelou indícios de que teria enviado ao exterior informações genéticas sobre a flora e a fauna amazônicas. (DA FOLHA ONLINE)

BIOTECNOLOGIA

Pais de suposto clone recusam teste, diz Clonaid
Os pais do suposto primeiro ser humano clonado recusaram-se a permitir a realização de testes de DNA que comprovariam o feito, afirmou a diretora da empresa Clonaid, Brigitte Boisselier. Ela diz que talvez o segundo bebê, nascido na Europa, esteja disponível para o teste. O impasse faz com que ganhe mais força a noção de que tudo não passou de um embuste para atrair atenção para a seita dos raelianos.


Texto Anterior: Política: ONU pediu esclarecimento sobre declaração de ministro, diz BBC
Próximo Texto: Ambiente: Painel condena maior crítico de ambientalistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.