São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estação sofre perdas de pressão

DA REDAÇÃO

A pressão atmosférica a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional) teve novas quedas ontem, após uma semana de problemas com a manutenção das condições ideais no complexo orbital.
Os astronautas a bordo estão trabalhando para descobrir qual é a fonte da perda de pressão. Autoridades americanas e russas dizem que não há perigo para a tripulação, composta por Michael Foale e Alexander Kaleri.
O cosmonauta já verificou que um dos principais suspeitos do vazamento, a unidade de remoção de dióxido de carbono, está em perfeito estado. Caso nenhum vazamento seja achado, a estação será reabastecida com nitrogênio, para restabelecer a pressão.
Se o problema prosseguir, a dupla realizará na quarta-feira um procedimento para vedar a ligação entre o lado russo e o lado americano da estação, para tentar identificar de que lado está ocorrendo o vazamento de ar.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Jipe mede temperatura de Marte
Próximo Texto: China lança astronautas em 2005
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.