São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

China lança astronautas em 2005

DA REDAÇÃO

A próxima nave espacial chinesa será lançada no ano que vem, levará mais de um astronauta e passará mais de um dia no espaço. Segundo o governo, o lançamento da Shenzhou-6 deve ocorrer no segundo semestre de 2005.
A informação foi divulgada ontem por jornais chineses e é consistente com o que os gerentes do programa espacial haviam noticiado logo após o sucesso de Yang Liwei, que em outubro do ano passado se tornou o primeiro astronauta a ser lançado por nave que não era americana nem russa.
A China também tem planos futuros para construir uma estação espacial orbital no início da próxima década e anunciou que pretende lançar dez satélites de grande porte durante o ano de 2004.
Com relação à exploração lunar, os chineses planejam conduzir um programa de missões não-tripuladas, começando em três anos. Mas não há até agora idéias concretas para vôos tripulados.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Estação sofre perdas de pressão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.