UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Índice

Doença que destrói os laranjais no Brasil terá diagnóstico por DNA

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma doença que tem dizimado os laranjais dos Estados de São Paulo e Minas Gerais está mais perto de ser controlada. Pesquisadores da empresa de biotecnologia Allelyx acharam o vírus que causa o mal e devem ter, em alguns meses, um teste capaz de flagrá-lo antes que ele se espalhe.
"É o primeiro produto do nosso trabalho que deverá ser comercializado", diz Fernando Reinach, presidente da Allelyx. A idéia é produzir também uma vacina contra o vírus e, no final do processo, uma possível cura.
Por ironia, o causador da doença (conhecida como morte súbita dos citros) deveria ser um velho conhecido. Ele é uma forma mutante do vírus da tristeza, que teve o mesmo efeito arrasador nos laranjais nos anos 40 e 50.
Na época, foi criada uma vacina usando uma versão inócua do vírus. Como todas as árvores desde então foram vacinadas, todas contêm o vírus -que, em algumas delas, se tornou agressivo de novo ao sofrer uma mutação.
Ao extrair várias formas do vírus de árvores sadias e doentes e sequenciar seu material genético, a equipe identificou quais são as responsáveis pela doença -o que deve possibilitar um diagnóstico precoce por DNA. (RJL)


Texto Anterior: Genética: Roedor macho determina número de filhos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.