São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2008

Texto Anterior | Índice

Espaçonave parte na madrugada levando laboratório e robô à ISS

Autômato feito por canadenses poupará astronautas de operação perigosa

DO "NEW YORK TIMES"

Se o tempo ajudar -e o ônibus espacial Endeavour não tiver problemas de última hora- a Nasa lança às 0h28 (horário de Brasília, madrugada de hoje para amanhã) a equipe que levará parte do módulo-laboratório japonês Kibo e o robô Dextre à ISS (Estação Espacial Internacional). Criado pelo Canadá, o autômato poderá ser acoplado ao braço mecânico da estação e usado em trabalhos arriscados demais para humanos.
A missão, com previsão de duração de 16 dias, será bastante complexa. Haverá um lançamento noturno, cinco caminhadas espaciais e o início da construção do primeiro módulo japonês na ISS. Pela primeira vez, componentes dos cinco maiores participantes do complexo orbital -EUA, Rússia, Canadá, União Européia e Japão- estarão todos juntos.
A parte do Kibo que voará com o Endeavour será encaixada em uma posição temporária na ISS até o laboratório principal chegar lá, antes do meio do ano. Takao Doi, astronauta japonês na missão, participará da caminhada espacial para instalar uma câmara pressurizada -não muito maior do que um carro grande- na ISS.
Outras saídas de astronautas ao espaço envolvem a montagem do Dextre e a inspeção de uma dobradiça danificada em um painel de energia solar.
Ontem, a ESA (Agência Espacial Européia) lançou a espaçonave não-tripulada Jules Verne em direção à ISS. O cargueiro-robô deve levar meia tonelada de comida, água, ar comprimido combustível e itens pessoais à estação.


Com France Presse

Texto Anterior: Prêmio foi fruto de acaso, oportunismo e planejamento, afirma geneticista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.