São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Espanhóis descobrem menor planeta fora do Sistema Solar

DA REUTERS

Um grupo de astrônomos espanhóis anunciou ontem a descoberta do menor planeta já visto fora do Sistema Solar. Ser pequeno, neste caso, tem um mérito especial. "Acho que estamos muito perto, a apenas alguns anos, de detectar um planeta semelhante à Terra", disse Ignasi Ribas, líder da equipe, que revelou a descoberta em um estudo na revista "Astrophysical Journal Letters".
O planeta, com raio cerca de 50% maior que o da Terra, orbita uma anã vermelha (tipo de estrela fraca) à distância de 30 anos-luz da Terra, na região da constelação do Leão. Segundo os astrônomos do CSIC (Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha), autores da descoberta, sua massa é de cerca de cinco vezes a da Terra.
Registrado com o código "GJ 436c", o planeta foi achado por meio da análise de distorções na órbita de outro planeta, gigante, que orbita a mesma estrela.
"Em um tempo muito curto, seremos capazes de observar um planeta com a mesma massa da Terra, mas ele estará em uma órbita muito mais próxima à sua estrela do que a Terra está do Sol, então não vai ser, a rigor, um planeta do tipo da Terra", diz Ribas. "Planetas com massas similares à da Terra e situados a uma certa distância de suas estrelas permitem a existência de água líquida em sua superfície, ou seja, são habitáveis. Estamos um pouco longe [de descobri-los], mas certamente o faremos numa década."
A maioria dos 280 planetas descobertos até agora são gigantes gasosos, como Júpiter, e a detecção de planetas pequenos é algo recente. No ano passado, foi descoberto um mundo potencialmente habitável, de diâmetro comparável ao do novo planeta, orbitando a anã vermelha Gliese 581.


Texto Anterior: Lula descumpre promessa e não reajusta valor de bolsas
Próximo Texto: Zoologia: Indonésia tem sapo sem pulmão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.