São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina poderá quebrar códigos e projetar remédio

DO ENVIADO A FOZ DO IGUAÇU

Enquanto os físicos experimentais quebram a cabeça para arranjar um meio de construir o hardware -a matéria prima- do computador quântico, os teóricos se divertem elucubrando sobre como serão os softwares -os programas.
Até agora, se conhecem poucos programas, ou "algoritmos", que devem rodar mais rápido em um computador quântico do que em um computador normal. Um deles resolve uma classe de problemas matemáticos para os quais não existe fórmula -as respostas precisam ser "chutadas" uma a uma. Outro programa, já se sabe, será capaz de quebrar códigos de proteção de dados digitais.
Segundo o físico Daniel Loss, um software quântico poderá até ajudar bioquímicos a projetarem novas drogas. Remédios, afinal, são feitos de moléculas, que são objetos quânticos. E nada melhor que um computador também quântico para simular seu comportamento.
Seja qual for a aplicação do computador quântico no futuro, porém, a tentativa de construi-lo pode ensinar algo profundo sobre a realidade física.
"Um computador quântico será, essencialmente, um gato de Schrödinger", diz Loss, se referindo ao experimento mental concebido pelo alemão Erwin Schrödinger, um dos criadores da física quântica.
Um "qubit" pode ser zero e um ao mesmo tempo: dois estados sobrepostos. Em 1935, Schrödinger questionou se um gato -grosso modo, um grupo de átomos- poderia estar morto e vivo ao mesmo tempo.
"A sobreposição é sensível a qualquer perturbação do meio e questiona-se por quanto tempo é possível mantê-la", explica Loss. "Algumas pessoas acreditam que haja um certo número de átomos acima do qual é impossível manter a sobreposição. Eu não acredito."


O repórter IGOR ZOLNERKEVIC viajou a convite da 5ª Pasps (www.pasps-v.com.br)


Texto Anterior: Supercomputador quântico entra em fase de engenharia
Próximo Texto: Foco: Processador que teria solucionado Sudoku era "golpe", diz pesquisador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.