São Paulo, quarta-feira, 10 de novembro de 2004

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

CLIMA

Cientistas pedem a Bush que volte atrás em Kyoto
Pesquisadores reunidos ontem na Islândia pediram ao presidente reeleito dos EUA, George W. Bush, que se una aos esforços internacionais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, com isso, evite um desastre ambiental no Ártico. "Existe uma mudança sutil, mas eu a vejo", disse Robert Corell, diretor da Avaliação de Impacto Climático Ártico, um grande estudo realizado por 250 cientistas de oito países que prevê o desaparecimento da calota polar em 2100 devido ao efeito estufa.

PALEONTOLOGIA

Estudante descobre anfíbio de 300 milhões de anos
Um estudante de geologia da Pensilvânia, EUA, encontrou durante uma saída a campo o fóssil de uma criatura parecida com uma salamandra gigante que viveu há 300 milhões de anos. O fóssil pertence a um novo gênero de anfíbio, primeira classe de vertebrados a habitar ambientes terrestres. O animal tem 1 m de comprimento e é surpreendentemente avançado.

EVOLUÇÃO

Estado dos EUA julga aviso em livro de biologia
Um juiz federal dos EUA deve decidir nesta semana sobre se um condado da Geórgia poderá manter nos livros de biologia as etiquetas que dizem que a teoria da evolução de Charles Darwin é "uma teoria, não um fato". A União das Liberdades Civis Americanas entrou com uma ação judicial contra o distrito escolar do condado de Cobb, argumentando que as etiquetas violam a separação constitucional entre igreja e Estado. Os adesivos estão nos livros desde 2002, depois de uma petição de pais religiosos que dizem que o darwinismo é "uma ciência controversa".

Texto Anterior: Ambiente: Amazônia ganha 2 milhões de hectares em reservas