São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMÁTICAS

EXPERT
Candidata derrotada a vice dos EUA na chapa republicana, Sarah Palin resolveu comentar ontem num artigo o "Climagate", o roubo de e-mails trocados entre cientistas britânicos que virou "cause cèlèbre" dos negacionistas do aquecimento. O título: "A ciência política de Copenhague". A conclusão: Obama deveria boicotar a reunião.

DEJÁ-VU
Segundo a ex-governadora do Alasca, "as políticas que estão sendo colocadas em Copenhague não mudarão o tempo, mas poderiam mudar nossa economia para pior". A frase lembra um célebre discurso de George Bush pai, para quem assinar Kyoto deixaria o país "afundado em corujas e sem emprego para os americanos".

ENQUANTO ISSO...
Um estudo divulgado ontem pelo IGBP (Programa Internacional da Geosfera-Biosfera) mostra que a mudança climática piorou quase ano após ano desde 1980. Inspirado no Índice Dow Jones, o índice do clima se baseia em quatro indicadores: temperaturas globais, extensão do gelo marinho ártico no verão, concentrações de CO2 na atmosfera e nível do mar.

VIKING
Em discurso ontem em Brasília, Lula enalteceu o papel do Brasil na conferência do clima. "Copenhague só vai ser o que vai ser porque o nosso querido país teve a coragem de, há um mês, apresentar as metas que apresentamos", afirmou.

PÓS-SAL
Ações mitigação e adaptação no Brasil contarão com até US$ 800 milhões por ano por meio do Fundo Nacional de Mudanças Climáticas, sancionado ontem por Lula. O dinheiro virá de parte do lucro do petróleo.

BACULEJO
A polícia da capital dinamarquesa apreendeu anteontem à noite uma série de artefatos, como bombas de tinta, alicates e escudos coloridos. Segundo as autoridades, o material seria usado em manifestações.

RECADINHO
Ambientalistas vêm sendo avisados há meses pelo governo da Dinamarca de que o país está autorizado a usar a lei antiterror europeia contra ativistas em Copenhague. Como as punições são sérias, as ONGs têm baixado a bola por enquanto.


Texto Anterior: Grupo tenta acordo "de baixo para cima"
Próximo Texto: Obama ainda quer aprovar lei, diz Stern
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.