São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama ainda quer aprovar lei, diz Stern

DA ENVIADA A COPENHAGUE

O principal negociador americano para clima, Todd Stern, baixou expectativas de que o presidente Barack Obama tire o tema das mãos do Congresso, onde ele está parado, e melhore a proposta dos EUA por decisão do Executivo.
Essa possibilidade havia sido levantada após a agência ambiental dos EUA ter decretado que gases-estufa são uma ameaça à saúde. Isso lhe daria poder para regular as emissões de gás carbônico no País sem passar pelo Legislativo, conforme defendeu ontem a chefe da agência, Lisa Jackson.
Mas, "inevitavelmente este é um tema que vai ter de ser regulamentado por legislação", afirmou o diplomata em Copenhague.
Deputados e senadores de oposição irão à COP-15 para pressionar Obama a diminuir ainda mais sua proposta de 4% de corte de emissões sobre 1990 e de ajuda a países pobres. (LC)

Com agências internacionais



Texto Anterior: Climáticas
Próximo Texto: Europeus podem pôr até US$ 75 bi na mesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.