São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÉREBRO

Britânico testa terapia para mal da vaca louca
Um médico britânico aplicou ontem pela primeira vez um tratamento experimental contra a doença de Creutzfeldt-Jacob, o equivalente humano do mal da vaca louca.
O teste foi feito em Jonathan Simms, 18, de Belfast (Irlanda do Norte), que está em fase terminal da moléstia. A intenção é deter o avanço da infecção, segundo a família do doente.
O tratamento consiste numa injeção de polissulfato de pentosano diretamente no cérebro. A doença é causada pela forma infecciosa do príon, uma proteína das células nervosas que pode mudar de forma e se aglomerar em placas, destruindo o tecido cerebral.
Don Simms, pai de Jonathan, afirma que o problema já tirou a visão e a capacidade de falar de seu filho. "Não há forma de saber se o tratamento será eficaz, mas é a nossa última esperança", diz.
Transmitida pela carne de bovinos infectados, a doença é incurável e já matou cerca de cem pessoas no Reino Unido. (DA FRANCE PRESSE)


Texto Anterior: Panorâmica - Refeição cósmica
Próximo Texto: Ambiente: Worldwatch muda tom e aponta "revolução" verde em relatório anual de 2003
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.