São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pivô de crise no IPCC elogia novo trabalho

DE SÃO PAULO

O cientista que desencadeou uma das maiores crises de credibilidade no IPCC, o painel do clima da ONU, não se encaixa no rótulo de "cético do clima" e não nega a existência do aquecimento global.
Vijay Raina, ex-diretor do Serviço Geológico da Índia, estuda geleiras do Himalaia há 50 anos e sabe que não é fácil prever quando elas aumentarão ou diminuirão. Isso não quer dizer porém, que elas não estejam sujeitas às transformações impostas pela mudança climática.
O ataque do cientista ao IPCC em um estudo encomendado pelo Ministério do Ambiente da Índia não se deveu a razões ideológicas, diz. O problema é que os dados catastróficos divulgados pelo painel sem revisão não estavam de acordo com seus números.
Ao novo trabalho holandês, mesmo não sendo otimista, reservou elogios. "É uma excelente peça de estudo e algo que vai nos ajudar a modelar os fluxos de água", disse à Folha.
E Raina também se diz liberal com relação ao uso de literatura científica sem revisão formal no IPCC. "Depende da qualidade dos dados citados e da integridade da pessoa que os apresenta." (RG)


Texto Anterior: Estudo revê impacto de degelo na Ásia
Próximo Texto: Desastre no Golfo: BP diz que captura 16 mil barris, e México prevê impacto da mancha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.