São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESASTRE NO GOLFO

BP diz que captura 16 mil barris, e México prevê impacto da mancha

DE SÃO PAULO - A companhia petrolífera BP disse que o sistema de contenção de petróleo instalado no poço acidentado no golfo do México já está capturando 16 mil barris por dia, ou 2,5 milhões de litros.
O anúncio aconteceu no mesmo dia em que o governo dos EUA revisou para cima a estimativa do tamanho do vazamento antes da contenção.
Segundo cientistas do governo, o derramamento pode ter lançado nas águas do golfo até 40 mil barris por dia -as últimas estimativas falavam em metade disso.
A multinacional britânica afirmou que estava trabalhando para dobrar a capacidade de processamento na superfície do óleo coletado do poço, usando uma plataforma adicional para estocar o óleo e queimá-lo depois.

FLÓRIDA
A boa notícia trouxe pouco alívio para os moradores da Flórida. Concentrações mais pesadas de petróleo começaram a penetrar o litoral do Estado, numa região vizinha ao paraíso turístico de Pensacola. Autoridades locais aumentaram os esforços para barrar a espuma de óleo e as bolas de piche antes que elas atinjam áreas de desova de peixes como o pargo.
Do outro lado do golfo, o México também começou a se preparar para o pior.
O país espera que o óleo do vazamento da BP chegue ao seu litoral no fim do ano e já está pensando em como processar a empresa, disse à agência de notícias Reuters o ministro do Ambiente mexicano, Juan Elvira.
O poço fica a 800 km do ponto mais próximo da costa mexicana, mas correntes marinhas poderiam levar bolas de piche até lá.
Não seria um cenário impensável: em 1979, a explosão de uma plataforma da estatal mexicana Pemex causou o pior vazamento do tipo de toda a história. O óleo levou meses para ser contido e contaminou mais de 200 quilômetros do litoral do Texas.


Texto Anterior: Pivô de crise no IPCC elogia novo trabalho
Próximo Texto: Evento Folha: Impacto da mudança climática é debatido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.