São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AERONÁUTICA

Associated Press
Técnicos japoneses fazem inspeção em foguete supersônico


Japoneses preparam teste de jato duas vezes mais rápido que o avião Concorde
Cientistas japoneses preparavam no fim da noite de ontem na Austrália um lançamento-teste de um modelo de aeronave que eles esperam que seja a próxima geração de jatos supersônicos, duas vezes mais rápidos que o Concorde.
O lançamento será feito com um modelo em escala, com 11,5 metros de comprimento. Os cientistas, bancados pelo Laboratório Aeroespacial Nacional, do governo japonês, passaram seis meses preparando o teste de um modelo sem motor do jato. Eles esperam que o veículo, em sua versão final, seja capaz de transportar três vezes mais pessoas que o Concorde, produzindo metade do barulho.
Os projetistas imaginam os superjatos viajando a 10.200 quilômetros por hora e carregando 300 passageiros, mas não esperam que isso possa ocorrer antes de 2012, no mínimo.
O jato sem motor será levado a uma altitude de 18 km por um foguete, de onde ele voltará à superfície planando, com velocidade cerca de duas vezes a do som. Durante o percurso, a equipe de pesquisa vai monitorar a aerodinâmica do modelo usando um conjunto de sensores colocados em sua fuselagem.
O teste acontece em uma antiga estação de teste de foguetes britânica construída em Woomera, a 450 km de Adelaide.
O modelo de teste foi batizado de X1, em homenagem ao jato pilotado pelo americano Chuck Yeager quando ele se tornou o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som, em 1947. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Ambiente: Andes revelam incêndio amazônico
Próximo Texto: Astronáutica: Nasa vê defeito em mais um ônibus espacial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.