São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ASTRONOMIA

Chuva de meteoros anual será visível no Brasil na madrugada de amanhã
Os madrugadores podem contar com uma companhia celeste extra amanhã -são os Perseidas, uma das mais famosas chuvas de meteoros anuais.
O fenômeno acontece sempre em agosto e é visível na constelação de Perseu -daí o nome. Ele ocorre quando a Terra atravessa a órbita do cometa Swift-Tuttle.
As partículas do rastro deixado por ele atingem a atmosfera e provocam o efeito de estrelas cadentes, visível a olho nu.
Numa chuva intensa, é possível contar até 60 meteoros por hora. Os astrônomos antecipam que o evento será especialmente notável neste ano, mas a ocasião não favorece a observação no Brasil. O pico do fenômeno acontece por volta das 8h de amanhã, ofuscado pelo Sol. Para quem quiser tentar ver, a melhor hora será um pouco antes do nascente, quando a constelação de Perseu estará próxima do horizonte, ao Norte. (SN)


Texto Anterior: Astrofísica: Explosão cósmica tem versão mais branda
Próximo Texto: Biotecnologia: Comissão do Senado aprova alteração em projeto da Lei de Biossegurança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.