São Paulo, domingo, 12 de março de 2000

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

em breve

Biodiversidade
Os vestígios de mata atlântica que ainda restam no Nordeste podem desaparecer: dois terços das espécies de árvores já se encontram em processo de extinção. A escassez de animais frugívoros (comedores de frutos) afeta as plantas porque elas dependem deles para a dispersão das sementes. O estudo, realizado por José Maria Cardoso da Silva e Marcelo Tabarelli, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), saiu na revista "Nature".

Medicina
Células responsáveis pela produção de insulina, obtidas a partir de células especializadas encontradas no pâncreas de ratos, foram usadas em transplante para combater o diabetes. Embora a técnica de transplante já seja utilizada, o sucesso do tratamento é de apenas 20%. A pesquisa, realizada por pesquisadores da Universidade da Flórida, EUA, deverá melhorar esse índice.

Oncologia
Pesquisadores da Universidade de Göttingen, em estudo publicado na "Nature Medicine", desenvolveram uma vacina que combate o câncer renal, na fase em que a doença começa a se espalhar pelo corpo, a partir de substâncias produzidas pelas próprias células cancerígenas.

Lançamento
Inteligências Extraterrestres
216 págs. R$ 28,00 Jean Heidmann. Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges. Jorge Zahar Editor (rua México, 31, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20031-144, tel. 0/xx/21/240-0226).
O livro retrata a busca por novas formas de vida no Universo, como o projeto Seti, que deu origem à bioastronomia -ciência que estuda as possibilidades da vida extraterrestre- e que teve o astrônomo norte-americano Carl Sagan como um de seus grandes divulgadores.

Texto Anterior: + ciência Desenvolvimento: Cresce a pesquisa no Brasil