São Paulo, domingo, 12 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciência tem de dar algum retorno, diz prefeita de Ibiaí, cidade na zona de risco

DO ENVIADO ESPECIAL A LASSANCE (MG)

Basta presenciar um encontro oficial dos prefeitos da região de Lassance para ter certeza da distância que existe entre os laboratórios de pesquisa e a realidade da zona rural do sertão mineiro. "Na nossa cidade, a doença é endêmica. Temos o Triatoma [barbeiro] e pelo menos 70 moradias da zona rural estão sob risco [de algum tipo de infestação]", disse à Folha Marinilza Sales (PSDB), prefeita da cidade de Ibiaí.
Professora universitária, ela diz que está claro que a "ciência precisa dar um retorno e ajudar na cura dos doentes", sobretudo cem anos depois da descoberta de Carlos Chagas.
No município que ela dirige existem quase 80 pessoas com a doença crônica de Chagas em uma população de aproximadamente 7.000 pessoas.
Os problemas crônicos de saúde na região, diz Sales, têm a ver com as condições insatisfatórias que as famílias, principalmente na zona rural, vivem.
"Precisamos de recursos para o saneamento. Com isso serão resolvidas questões como Chagas, dengue e malária".
O encontro dos prefeitos na semana retrasada não poderia ter outra razão: aproveitar o centenário da descoberta para pedir mais verbas aos governos federal e estadual. (EG)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: + Marcelo Gleiser: Definindo vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.