São Paulo, sábado, 12 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSERVAÇÃO

Medo de gripe aviária impede abutre de voltar para casa

DA ASSOCIATED PRESS

Parecia uma boa idéia: levar um abutre raro de avião da Tailândia para a sua nativa Mongólia. A Thai Airways concordou com o frete e os amantes da natureza defenderam a causa.
Mas o medo da gripe aviária impediu o vôo, e o abutre foi solto a milhares de quilômetros de casa. China e Coréia do Sul se recusaram a deixar o vôo levando o animal fazer escala em suas capitais, apesar de ele ser negativo para o vírus H5N1.
O abutre-cinéreo, apelidado de Anakin, foi encontrado magro e perdido na Tailândia em dezembro. A espécie está em declínio na Ásia devido à perda de habitat.
Ele foi solto anteontem no norte da Tailândia, depois de ter recebido cuidados veterinários. Esperava-se que ele fosse voar em busca de comida atrás de quatro abutres-do-himalaia também resgatados no país; não aconteceu.
Anakin precisou ser empurrado de um penhasco para poder voar. Seu destino ainda é incerto.


Texto Anterior: Agência espacial dos Estados Unidos apresenta o sucessor do Hubble
Próximo Texto: Espaço: Verba pública pode salvar GPS europeu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.