São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

SERGIO REZENDE, ministro da Ciência e Tecnologia:
"Eu considero Leite Lopes um dos brasileiros mais ilustres de toda a história. Ele foi essencial para o estabelecimento do sistema de ciência e tecnologia do Brasil."

ERNEY CAMARGO, presidente do CNPq:
"Leite Lopes foi um dos pesquisadores mais importantes dos últimos tempos. Em plena ditadura militar, estávamos exilados na França, quando ele iniciou um projeto de política científica para o país, juntamente com outros pesquisadores que lá se encontravam e intelectuais aqui do Brasil. Ressalto sua importância não só pela sua contribuição à física, mas, também, pelo ser humano e político imerso nos problemas nacionais."

HENRIQUE LINS DE BARROS, físico, pesquisador do CBPF:
"Ele transmitia paixão pelas coisas que fazia. Nas aulas, usava figuras de linguagem ricas, adjetivava as partículas elementares e associava conceitos científicos abstratos a uma situação política que a gente vivia. Ele podia usar o elétron para falar mal da ditadura."

MÁRIO NOVELLO, cosmólogo, ex-aluno de Leite Lopes:
"Ele foi uma das pessoas que mais batalhou para a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia, na época do presidente João Goulart. Quando o ministério foi criado, mais tarde, já era ditadura, e ele não era cotado para ocupar o cargo de ministro. Isso, de certa forma, deixou uma mágoa."

ENNIO CANDOTTI, presidente da SBPC:
"Ele não só ensinou a muitos de nós o que é física, mas também como se deve fazer política cientifica. Aprendemos que não bastava sermos bons cientistas. Precisávamos estar atentos aos problemas sociais e econômicos do país.

ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, professor da Unicamp e membro do Conselho Editorial da Folha:
"Ele foi uma pessoa de grande importância quando voltou do exílio ao Brasil e tentou recompor a estrutura da física do Rio de Janeiro, que tinha sido um pouco abalroada pelos militares com as cassações. Era extremamente combativo."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Memória: Um homem apaixonado, sobretudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.