São Paulo, quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Planeta extra-solar escapou do destino que espera a Terra

HELAS/Mark Garlick
Representação da V 391 Pegasi em expansão máxima

DA REPORTAGEM LOCAL

O "fim do mundo" previsto pelos astrônomos para daqui a 5 bilhões de anos poderá não acontecer como imaginado, graças à descoberta de um planeta que conseguiu sobreviver à fase de "gigante vermelha" da sua estrela.
Estrelas nascem, vivem da fusão de elementos produzindo energia e morrem. O Sol é uma estrela em idade madura. Hidrogênio no seu núcleo se funde formando hélio e gerando energia.
Quando seu núcleo parar de "queimar" e se tornar todo hélio, o Sol vai entrar na fase de gigante vermelha, podendo expandir seu raio em mais de cem vezes. Durante esse crescimento, os planetas mais próximos, como a Terra, poderão ser engolidos.
Esta, pelo menos, era a teoria com a qual a ciência trabalhava até então. Uma equipe de 23 pesquisadores liderada por Roberto R. Silvotti, do Instituto Nacional de Astrofísica, de Nápoles, Itália, descobriu um planeta que escapou de ser engolido.
Sua estrela, a V391 Pegasi, já passou pela fase de gigante vermelha. Em artigo na "Nature" o grupo conta que a estrela, ao se expandir, diminuiu em 70% a distância até o planeta. Mas depois perdeu quase metade da massa, por motivos desconhecidos. Com a diminuição da atração gravitacional da estrela, o planeta migrou para uma órbita mais distante.

Texto Anterior: Número de espécies em perigo cresce outra vez