São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Seleção para "Big Brother" que simula viagem até Marte entra em fase final

DA "NEW SCIENTIST"

A ESA (Agência Espacial Européia) está a um passo de lançar seu projeto que simulará condições físicas e psicológicas de uma missão tripulada a Marte. O projeto, que deixará voluntários confinados durante 105 dias em cômodos que simulam uma estação espacial, recebeu 5.600 pedidos de inscrição, mas já escolheu os oito candidatos que efetivamente concorrerão às duas únicas vagas restantes para o teste.
Os escolhidos se juntarão a um grupo de quatro outros voluntários, apontados pela Rússia. A câmara de isolamento será construída em Moscou, numa parceria entre a ESA e o Instituto Russo para Problemas Biomédicos. O local não terá luz solar e a transmissão de qualquer mensagem de rádio ao exterior demorará até 20 minutos -assim como em uma eventual viagem a Marte.
O comitê que selecionou os oito últimos candidatos realizou avaliações médicas e psicológicas rigorosas, com imagens de ultra-som de órgãos internos, testes de sangue e diagnósticos neurológicos. "São os mesmos exames médicos dos participantes de vôos espaciais", diz Jennifer Ngo-Anh, diretora do programa na ESA. A lista final dos participantes deve sair em dezembro, afirma.


Texto Anterior: Nave indiana vai despejar sonda na Lua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.