São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo de empurra no governo prejudica coleções biológicas

Impasse ocorre entre ministérios da Ciência e do Meio Ambiente

Rodrigo Paiva/Folhapress
Cientistas separaram cobras após incêndio no acervo do Butantan, há cerca de um mês

REINALDO JOSÉ LOPES
RICARDO MIOTO
DE SÃO PAULO

Um jogo de empurra entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o do Meio Ambiente está emperrando a criação de uma política nacional para as coleções biológicas, principal registro da biodiversidade do país.
O incêndio da coleção de serpentes e aracnídeos do Instituto Butantan, no mês passado, chamou a atenção para o risco de catástrofes parecidas Brasil afora, já que outras coleções antigas e importantes também não contam com sistemas confiáveis de proteção contra incêndio.
Apesar desse temor, contudo, uma resolução da Conabio (Comissão Nacional de Biodiversidade) que criaria uma câmara técnica permanente para gerenciar as coleções biológicas brasileiras permanece sem ser implementada desde 2008.
"A implementação das propostas aguarda a decisão do MCT de finalmente dar uma maior atenção a esse assunto", disse à Folha Braulio Ferreira de Souza Dias, diretor de conservação da biodiversidade do MMA.
Logo depois do desastre no Butantan, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, escreveu ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, pedindo mais ações em favor das coleções biológicas. Teixeira perguntava, na missiva, "quantos outros butantans o país perderá antes de acordar".
Para Luiz Antonio Barreto de Castro, secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento do MCT, "coleções biológicas têm sido prioridade do ministério. E agora a gente fica recebendo e-mails de pessoas dizendo "Será que, depois do que aconteceu, o MCT vai dar atenção para as coleções?". O MCT sempre deu atenção".
Ele afirma que os recursos do MCT "não têm dado conta" de todos os acervos do país. Falta apoio dos outros ministérios, diz. "É uma conta muito grande para se pagar sozinho."


Texto Anterior: Obama quer fundo de compensação
Próximo Texto: Condição dos acervos do país é precária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.