São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

"ANTIQUÍMICA"

Europeu faz matéria se unir a antimatéria

DA REDAÇÃO

Quando matéria e antimatéria se combinam, o resultado é uma explosão violenta, na qual ambas se aniquilam com liberação de energia. Mas um grupo do Cern, o laboratório europeu de física de partículas, conseguiu fazer as duas se misturarem numa única e instável substância feita de prótons e antiprótons -o protônio.
Segundo a revista britânica "New Scientist", a produção do protônio aconteceu em 2002, mas ninguém se deu conta na época. A mistura ocorreu num experimento no qual prótons e pósitrons (antielétrons) foram colocados numa gaiola magnética para fazer anti-hidrogênio. Num estudo na revista "Physical Review Letters", um grupo da Universidade de Brescia (Itália) propõe que alguns antiprótons reagiram com hidrogênio comum de forma suave, produzindo protônio por alguns microssegundos, antes de explodir.

Texto Anterior: Esclerose múltipla pode ter origem dupla