São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Cometa McNaught poderá ser visto do Brasil hoje à noite

DA REDAÇÃO

O cometa McNaught, astro mais brilhante do gênero nos últimos 30 anos, poderá ser observado no céu do hemisfério Sul já na noite de hoje.
O cometa fez sua aproximação máxima com o Sol na última sexta-feira. Nesta noite, estimam astrônomos, ele fará sua aproximação máxima com a Terra e poderá ser visto no horizonte. Segundo o site de astrônomos amadores "Southern Comets", ele rivalizará em brilho com Vênus.
Para observar o McNaught é preciso olhar para o céu logo após o pôr-do-Sol na direção do poente, de preferência usando binóculos. Os melhores locais para observação são longe de luzes urbanas e com o céu limpo. Vênus, que estará no oeste, também pode ser usado como ponto de referência.
O McNaught foi descoberto em agosto pelo astrônomo australiano Robert McNaught, mas só ficou claro que ele seria tão brilhante quando se aproximou do Sol.
Ele é seis vezes mais brilhante que o cometa Hale-Bopp, que fez sua última passagem em 1997, e cem vezes mais brilhante que o Halley, que decepcionou muita gente em sua aparição de 1986.


Texto Anterior: Brasil testa gel anti-HIV derivado de alga marinha
Próximo Texto: Medicina: Britânico quer desenvolver chiclete contra a obesidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.