São Paulo, terça-feira, 15 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EVOLUÇÃO

Cientistas criam árvore genealógica das moscas nos EUA

DE SÃO PAULO - Depois de mapear a história evolutiva das moscas, cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) construíram uma árvore genealógica dos insetos.
Publicado na edição on-line da revista científica "PNAS", o estudo abrange os últimos 260 milhões de anos da ordem dos dípteros, cujos insetos possuem, em sua maioria, apenas um par de asas (um segundo par, atrofiado, transformou-se em órgão de equilíbrio). Em geral, as moscas e mosquitos fazem parte dessa ordem.
Segundo o entomologista Brian Wiegmann, que coordenou o projeto, as primeiras moscas viviam em rios de regiões montanhosas.
Com o tempo, os animais se adaptaram aos mais diversos ambientes, flexibilizando-se ao ponto de haver larvas que se desenvolvem até em petróleo e em fontes termais.
A pesquisa revela que houve 12 momentos distintos em que os mosquitos começaram a se alimentar de sangue e 18 em que perderam as asas.
Entretanto, Wiegmann afirma que a "tabela periódica das moscas" pode ser aumentada, já que ainda há espécies que não foram descobertas.

Texto Anterior: Saiba mais: Achado solapa ideia "culinária" sobre cérebro