São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Índice

OUTRO LADO

Fapesp diz que atingiu suas metas

DA REPORTAGEM LOCAL

O fato de os projetos da Fapesp que estimulam parcerias entre empresas e universidades não sanarem o déficit de inovação no país não minam sua relevância, diz José Fernando Perez, diretor científico da fundação.
"Eles não vão resolver problemas de financiamento de universidades, nem resolver o problema de desenvolvimento tecnológico. Mesmo assim esses projetos são muito importantes, por enriquecer a formação de pesquisadores", afirma o diretor. Segundo ele, o programa não subverte o sistema, pois atenta as empresas para o fato de que a inovação é importante e cria massa crítica de pesquisadores para atuarem nesse mercado.
Com relação às críticas ao Projeto Genoma da Fapesp, Perez afirma que Ferreira parte de uma falsa premissa. "Ele diz, "se o objetivo era resolver o problema do amarelinho", o que não é verdade", diz. "O grande objetivo do programa do genoma era criar competência -formar recursos humanos. Nós atingimos esse objetivo."


Texto Anterior: Entrevista: Cientista critica política de presidenciáveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.