São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Não somos contra a idéia de ter regras"

DA REPORTAGEM LOCAL

Contrários às leis municipais que recentemente tentaram proibir o uso de cobaias na pesquisa científica, os cientistas não são contra uma regulamentação nacional para o tema.
"A Lei Arouca, que está no Congresso Nacional, é muito boa. Ela resolveria bem os problemas", afirma Miriam Ghiraldini, coordenadora de ensino da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Neste ano, três Estados brasileiros tiveram em suas casas legislativas leis que, de uma forma ou de outra, proibiriam o uso de cobaias na ciência.
Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, nesta semana foi a vez da cidade de Florianópolis debater o mesmo tema. Na capital de Santa Catarina, a lei acabou sendo aprovada por omissão do Poder Executivo, que perdeu o prazo regulamentar de 15 dias para se manifestar.
O prefeito da cidade, Dário Berger (PMDB), afirmou que vai impedir que a lei vigore. Mas, por enquanto, basta que a legislação seja regulamentada para que possa ser implementada de fato.
Segundo Ghiraldini, boa parte das discussões feitas neste ano no Brasil ocorre porque existe desinformação na sociedade.
Para ela, não apenas os animais são tratados muito bem, como a forma de utilização das cobaias também é criteriosa.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Lei pode interromper 300 pesquisas em SC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.