São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

Telescópios do Havaí detectam metano na atmosfera de Marte

Na Terra, gás está relacionado com atividade biológica e erupção de vulcões

G. Neukum/Mars Express/DLR/ESA
Grande abismo e, Marte, provavelmente escavado pela água

DA REUTERS

Uma série de observações da atmosfera de Marte, feitas por três telescópios no Havaí, mostram uma vasta quantidade de metano -gás tipicamente envolvido em processos biológicos- misturado com vapor d'água durante o verão boreal.
A Nasa afirma que não há evidência de que seres vivos estejam produzindo o metano (também produto de atividade vulcânica), mas diz que a mistura de gases é a notícia mais favorável à existência de vida no planeta vermelho até agora.
A descoberta está descrita na edição de hoje da revista "Science", e os pesquisadores concederam uma entrevista coletiva para divulgar a notícia.
"A questão que mais atrai está relacionada mesmo à origem do metano em Marte", afirma Michael Mumma, da Nasa.
Segundo o cientista, o gás, que é a molécula mais simples de carbono com hidrogênio, foi produzido por fontes existentes em áreas aquecidas no hemisfério Norte marciano.
"Organismos vivos produzem mais de 90% do metano atmosférico da Terra; o resto é de origem geoquímica. Em Marte, o metano poderia ter a assinatura dessas duas origens."
A atmosfera marciana é feita em sua maior parte de gás carbônico, monóxido de carbono, um pouco de oxigênio e vapor d'água. Mas nenhum processo conhecido produz metano, e outros compostos na superfície poderiam desintegrá-lo. "A presença significativa de metano implica a liberação recente a partir de reservas subterrâneas", afirmam os cientistas. Mas, segundo eles, a fonte primária do gás é incerta. Ela pode ser ligada à vida ou não.

Texto Anterior: Espaço: Ano mundial da astronomia tem início no Brasil