São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Ano mundial da astronomia tem início no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Os astrônomos foram mais rápidos do que os biólogos, e Galileu venceu Darwin dentro da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ontem, na sede da instituição em Paris (França), ocorreu a cerimônia de abertura do Ano Internacional da Astronomia, que terá muitas atividades no Brasil.
O ano de 2009, marca os 400 anos em que Galileu olhou pela primeira vez para o céu com um telescópio, mas são comemorados também os 200 anos de nascimento de Darwin e os 150 anos de seu livro "A Origem das Espécies".
No Brasil, a abertura oficial do ano em homenagem à astronomia ocorrerá na noite de terça-feira, no Planetário da cidade do Rio de Janeiro. Entre as atividades, há a apresentação da Escola de Samba Unidos da Tijuca que, neste ano, defenderá na avenida o enredo "Uma odisseia sobre o espaço".
A grande missão no Brasil, segundo Augusto Damineli, coordenador do ano da Unesco no país, é fazer com que as pessoas olhem mais para o céu.


NA INTERNET - Veja a agenda de eventos para o Brasil www.astronomia2009.org.br


Texto Anterior: Agricultura pode combater aquecimento
Próximo Texto: Telescópios do Havaí detectam metano na atmosfera de Marte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.