São Paulo, terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Biólogos filmam espécie nova de felino que já corre risco de extinção

Divulgação/France Presse
A pantera-nebulosa-de-bornéu; veja vídeo em http://laboratorio.folha.blog.uol.com.br

DA FRANCE PRESSE

Biólogos anunciaram na semana passada ter filmado pela primeira vez a pantera-nebulosa-de-bornéu, felino que foi reconhecido como espécie nova em 2006 e já entrou na lista de animais ameaçados de extinção em 2008.
A criatura, encontrada à noite na Reserva Florestal de Sabah -território malásio na ilha de Bornéu- media cerca de um metro de comprimento e pesava 40 kg, estimam os pesquisadores. Os cientistas que produziram o registro afirmam que, para um felino recluso que poucas vezes é visto, o animal filmado não parecia muito assustado.
"Apesar da luz forte dos faróis e do barulho do motor do nosso veículo, ele andou em volta de nós calmamente", disse Azlan Mohamed, cientista que liderava a expedição.
A pantera-nebulosa-de-bornéu, de nome científico Neofelis diardi, é o maior predador da ilha, mas só foi identificada com uma espécie diferente do Neofelis nebulosa após análise genética. Os biólogos que tinham recolhido a amostra de DNA, porém, não tinham filmado o animal.


Texto Anterior: Prestígio: Assinatura de japonês reforça tom de manifesto
Próximo Texto: Experimento bate recorde de temperatura a 4 trilhões de ºC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.