UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berzoini é "imbecil", afirma petista

DOS ENVIADOS A RECIFE

O sociólogo da USP Chico de Oliveira, fundador do PT, voltou ontem a criticar o governo federal e usou a palavra "imbecil" para se referir ao ministro da Previdência, Ricardo Berzoini. As declarações foram feitas ontem, na 55ª Reunião Anual da SBPC, em uma palestra sobre o pensamento do economista Celso Furtado.
"Estão tentando de novo no país ter uma escolha racional estratégica. Será que Berzoini é tão sofisticado a esse ponto? Não. Ele é um imbecil. Não dá para pensar em uma medida com projeção para daqui a 30 anos com essa sociedade abissal", disse Oliveira.
Essa declaração foi feita após ele criticar o pensamento econômico atual, que, na sua opinião, não leva em consideração que 40% da população vive abaixo da linha da pobreza. "Para a lógica capitalista radical, parece que os indivíduos escolhem a sua opção. O conceito de indivíduo nem existe", disse.
Para ele, Lula está seguindo o mesmo caminho de Fernando Collor de Mello e de Fernando Henrique Cardoso. "O Collor fez besteira. O FHC tripudiou. Agora, o Lula está seguindo o mesmo caminho. Falta, hoje, um pensamento original sobre a nossa sociedade como o que foi feito por Celso Furtado", disse.
Oliveira ainda criticou a proposta de autonomia do Banco Central. "Se o BC ganhar autonomia, meu voto e o seu não valeram de nada", afirmou.
Em junho, Oliveira já havia dito em junho, na USP, que o governo Lula tinha feito uma opção pela continuidade, e não pela mudança. "A luta foi ganha pela continuidade. A vertente da ruptura perdeu", afirmou Oliveira na ocasião.


Texto Anterior: 55ª SBPC: Governo estuda pulverizar dinheiro para pesquisa
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.