São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Molécula pode vir de micróbio

Sonda européia acha amônia no ar de Marte

DA REPORTAGEM LOCAL

A sonda européia Mars Express detectou uma "assinatura" que pode indicar a presença de amônia na atmosfera de Marte, segundo informou a rede britânica BBC. O achado pode ser um sinal de que há formas de vida no planeta vermelho.
Já é a segunda vez que a Mars Express encontra sinais de substâncias na atmosfera marciana que não estariam em equilíbrio com o ambiente. Da primeira vez, a sonda detectou metano, outro gás bastante associado a metabolismo biológico. Agora, amônia.
Não estar em equilíbrio significa que esses gases em tese se degeneram rapidamente em condições normais -o que significa que alguma fonte ativa no planeta deve estar reabastecendo a atmosfera com eles de forma mais ou menos constante. É o que acontece, numa escala muito maior, com o oxigênio atmosférico da Terra.
Os cientistas consideram duas potenciais origens para a amônia e o metano marcianos. Uma delas é que micróbios estejam emitindo esses gases na atmosfera. A outra seria a atividade vulcânica.
Embora Marte tenha muitos vulcões -inclusive o maior do Sistema Solar, Olympus Mons, com três vezes a altura do monte Everest-, os cientistas acreditam que o planeta já esteja geologicamente inativo há muito tempo, talvez bilhões de anos.
Segundo a BBC, o cientista que comanda a equipe responsável pelo instrumento que fez a detecção a bordo da Mars Express, Vittorio Formisano, deve apresentar os detalhes de suas descobertas em uma conferência internacional na semana que vem, em Paris.
Até hoje, todos os experimentos realizados na superfície de Marte para detectar vida obtiveram resultados negativos. Mas a missão realizada pelos jipes Spirit e Opportunity, atualmente em curso no solo marciano, confirmou que aquele mundo já foi habitável no passado, levantando a hipótese de que a vida tenha prosperado ali em algum ponto da história.


Texto Anterior: Biologia: Composto de vinho pode estender a vida
Próximo Texto: Ancestral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.