São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Moscas e vermes vivem mais

Composto de vinho pode estender a vida

MARCUS VINICIUS MARINHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não é de agora que comer menos é considerado pela ciência um dos principais métodos para prolongar a vida. O que não se sabia é que é possível utilizar substâncias para imitar esse efeito de longevidade (ao menos em moscas-da-fruta e pequenos vermes) sem o uso de dieta alguma. E um desses compostos está presente em uma bebida bem popular: vinho tinto.
O consumo de poucas calorias aumenta o tempo médio de vida de várias espécies, das leveduras ao homem. Os cientistas conseguiram burlar essa regra estimulando a sirtuína (proteína que regula a ligação entre longevidade e restrição de calorias) sem ter de impor uma dieta rígida. Assim, comendo o mesmo, mas usando "compostos ativadores de sirtuína" (STACs, em inglês), as moscas estudadas (drosófilas) aumentaram sua vida em até 29%. Já os vermes da espécie C. elegans viveram, em média, 14% mais.
Das substâncias utilizadas, a mais efetiva foi o resveratrol, um composto da película interna da casca de uva considerado o responsável pelos efeitos benéficos do vinho à saúde.
Segundo o líder do estudo publicado na "Nature" (www.nature.com), David Sinclair, da Universidade Harvard (EUA), a descoberta abre a possibilidade da criação de uma pílula para aumentar o tempo médio de vida sem uso da restrição calórica.
"Essa substância [resveratrol] pode estender a vida de todos os organismos que testamos", diz.
Ao contrário da ligeiramente mais eficaz restrição calórica (que, em drosófilas, aumenta a vida em até 40%), as STACs não reduzem a fertilidade -as moscas aumentam seu número de ovos.
Sinclair está agora testando o composto em camundongos. "Aí veremos. Roedores são um modelo muito melhor que moscas ou vermes", diz Leonard Guarente, especialista do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).


Com Reuters


Texto Anterior: Gás carbônico já entope "ralo" dos oceanos
Próximo Texto: Espaço: Sonda européia acha amônia no ar de Marte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.