São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai de Herbert Vianna pede aprovação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O pai do cantor Herbert Vianna, Hermano Paes Vianna, encaminhou ontem ao Senado uma carta pedindo a aprovação das pesquisas com embriões. Segundo ele, elas são uma "esperança" para pessoas portadoras de "dificuldades de movimento".
Em 2001, Herbert sofreu um acidente com o seu ultraleve, no Rio. Foi hospitalizado em coma, com traumatismo craniano. Embora tenha recuperado boa parte da capacidade motora, hoje vive em uma cadeira de rodas.
Seu pai endereçou a carta ao relator da Lei de Biossegurança, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB). No texto, ele diz que "teme que a desinformação possa gerar um impedimento definitivo ou, pelo menos, momentâneo, da continuidade de tais pesquisas, que hoje são a maior esperança para a cura de diversas doenças, dificuldades de movimento..."
Paes Vianna também diz que a pressão de "forças religiosas que talvez não compreendam bem a forma de obtenção de tais células" foram responsáveis pela exclusão do tema no texto que veio da Câmara. Para ele, "quaisquer restrições que se imponham serão sempre prejudiciais ao avanço de nossas pesquisas no Brasil".
Nos EUA, celebridades como os atores Christopher Reeve e Michael J. Fox têm sido porta-vozes das pesquisas com células-tronco.


Texto Anterior: Sob pressão, Senado veta clone terapêutico
Próximo Texto: Panorâmica - Genômica: Americanos seqüenciam cromossomo mais longo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.