São Paulo, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Índice

CLIMÁTICAS

QUASE UM FÓSSIL
Um acordo evitou ontem que Dilma Rousseff fosse eleita "Fóssil do Dia", antiprêmio entregue por ONGs aos que atrapalham o acordo do clima. Dilma chegou a ser indicada pelo ato falho da véspera -disse que o ambiente é uma "ameaça" ao desenvolvimento sustentável. Ambientalistas brasileiros avaliaram que a premiação poderia prejudicar a ministra na negociação, e o prêmio foi para os EUA, por bloquearem o financiamento do combate às mudanças do clima.

RETRIBUIÇÃO
Durante encontro com representantes de ONGs, Dilma ligou para o colega Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e determinou o bloqueio da votação de mudanças no Código Florestal, prevista para hoje na Câmara. A proposta anistia proprietários rurais que não respeitaram o limite de desmatamento em suas terras. O governo quer discutir o assunto depois de Copenhague.

CONCORRÊNCIA
Quando as TVs do Bella Center começaram a transmitir o discurso de Ban Ki-moon na abertura do segmento de alto nível da COP-15, um manifestante solitário vestido de urso polar começou a berrar no megafone palavras de ordem contra os cientistas do clima. Dizia estar procurando "o Dr. Phil Jones", climatólogo no centro do episódio de roubo de e-mails conhecido como "climagate". Jones está afastado de seu cargo na Universidade de East Anglia por conta do "climagate".

TAPETE VERMELHO
A alta temporada de celebridades foi aberta oficialmente em Copenhague. Ontem circulavam pelo Bella Center a atriz Daryl Hannah e o jornalista Tom Friedman, além de Arnold Schwarzenegger e o famoso oficial do evento, Al Gore.

PELO LADRÃO
Devido ao excesso de público para a conferência, a estação de metrô do Bella Center foi fechada ontem -46 mil pessoas tentaram entrar no local, projetado para receber 15 mil. Quem não tinha credencial precisou amargar uma fila de mais de cinco horas a uma sensação térmica de -1ºC.

ARITMÉTICA
Yvo de Boer assumiu a culpa pelo fiasco da organização. "Não se pode colocar um pé 42 num sapato 36", disse.


Texto Anterior: Copenhague 2009: "Concessão" vira palavra de ordem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.