São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ASTRONOMIA

Hubble capta luz da galáxia mais velha do cosmo a 13 bilhões de anos-luz
Uma equipe internacional de astrônomos anunciou ter identificado a galáxia mais distante já observada -e, por conseqüência, o objeto mais antigo do Universo encontrado até agora. Ela está a 13 bilhões de anos-luz da Terra e revela como eram essas estruturas apenas 750 milhões de anos após a explosão que deu origem ao cosmos.
O estudo foi liderado por Jean-Paul Kneib, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), e deve ser publicado numa futura edição do "Astrophysical Journal". Os resultados foram apresentados antecipadamente durante a Reunião Anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência).
O objeto teria um diâmetro de apenas 2.000 anos-luz, bem menor do que a Via Láctea, galáxia de grande porte com 100 mil anos-luz de largura que abriga o Sol e seus planetas. Segundo os modelos cosmológicos, ela estaria entre as primeiras estruturas compostas por estrelas que se formaram no Universo.
A equipe descobriu a galáxia antiga, denominada Abell 2218, por meio da mais nova câmera do Telescópio Espacial Hubble. O achado depois foi confirmado pelo observatório Keck, no Havaí. (DA REDAÇÃO)