São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Pioneiro da divulgação de ciência no Brasil continuou produzindo no final da vida; enterro acontece hoje às 10h

Morre José Reis, 94, jornalista científico

Folha Imagem
O pesquisador e divulgador científico José Reis olha por microscópio durante visita a uma feira de ciências, em 1964


DA REPORTAGEM LOCAL

O pesquisador e jornalista científico José Reis morreu ontem em São Paulo aos 94 anos, em decorrência de pneumonia. Iniciador da divulgação científica no país e um dos criadores da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Reis estava internado desde o dia 29 de abril, com a problemas digestivos e pulmonares.
"Ele estava se alimentando por via gástrica [com uma sonda no estômago" há pouco mais de um mês", declarou à Folha Paulo Swenssen Reis, cardiologista de 61 anos e filho do jornalista. De acordo com ele, uma série de pneumonias acabaram debilitando seu pai nos últimos tempos.
A morte de Reis aconteceu às 10h da manhã de ontem no Hospital São Luís, no bairro de Santo Amaro. O corpo foi liberado pelos médicos por volta das 16h30, quando a direção do hospital ainda não havia divulgado o laudo sobre a causa da morte.
Velado durante a noite de ontem no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, José Reis deverá ser enterrado hoje, às 10h. Mesmo aos 94 anos, ele continuava lúcido e produtivo, escrevendo regularmente sua coluna "Periscópio" para o caderno Mais! da Folha.
"Ele estava bem, ficou pior apenas por causa da pneumonia", afirmou Nair Lemos, secretária de José Reis e, de acordo com familiares presentes ao velório, sua grande companheira nos últimos tempos. "A cabeça dele continuava boa. Ele só ficou inconsciente anteontem, quando foi sedado."
Além dos filhos Paulo e Marcos, José Reis deixa seis netos e uma bisneta. Júlio Abramczyk, redator-médico da Folha, resume a herança de Reis: "Ele deixou um legado muito mais importante que qualquer tesouro, que é a disseminação do conhecimento".



Próximo Texto: Artigo: José Reis e a Fapesp
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.