São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Cientista cura calvície em camundongos

DO "INDEPENDENT"

Em um experimento sem precedentes na busca de uma cura para calvície, cientistas conseguiram regenerar os folículos capilares, as estruturas da pele responsáveis pelo crescimento de pêlo e cabelo.
Num teste bem-sucedido em camundongos, publicado na revista "Nature", uma equipe da Universidade da Pensilvânia (EUA) reativou genes que normalmente só funcionam em células de embriões e criaram novos folículos nos roedores.
A empresa Follica, fundada por George Cotsarelis, o cientista líder do grupo, já adquiriu os direitos sobre a técnica, para o caso de ela passar por testes em humanos no futuro e vir a ser comercializada. Se o investimento der certo, o método pode tomar boa parte do mercado de produtos contra a calvície, que só nos EUA movimenta US$ 1,5 bilhão por ano.
A nova técnica foi desenvolvida a partir de descobertas sobre o processo de cicatrização da pele. Num ferimento em recuperação, as células que se formam podem ser estimuladas a não formar cicatrizes, e sim pele nova com folículos, glândulas sebáceas e tudo o mais. O estímulo genético é feito por meio de proteínas chamadas "wnt", moléculas envolvidas no desenvolvimento dos folículos capilares em embriões. A técnica também pode vir a ser usada para tratar pele com acne, dizem os cientistas.

Texto Anterior: Derretimento de neve no continente equivaleu a um Estado de SP em 2005