São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 2002

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

ANTÁRTIDA

Missão parte para resgatar pesquisadores
Um navio sul-africano embarcou ontem numa missão arriscada para tentar resgatar mais de cem pessoas num barco preso no gelo na Antártida.
O navio Agulhas, ajudado pelo quebra-gelo argentino Almirante Irizae, vai enfrentar temperaturas de até 50C negativos e a escuridão quase permanente do inverno antártico para livrar do gelo a embarcação alemã Magdalena Olendorff, que leva 79 cientistas russos e 28 tripulantes.
O barco se refugiou num fiorde após encontrar um cinturão de gelo marinho de cerca de 40 milhas (74 km) de extensão. As pessoas a bordo têm comida para três semanas.
Os navios de resgate devem demorar uma semana para chegar até o local. Se não conseguirem resgatar o Olendorff, eles o abastecerão com comida e combustível para o resto do inverno. (DA REUTERS)


ESPAÇO

Ônibus espacial deve pousar hoje
O ônibus espacial Endeavour deixou anteontem a Estação Espacial Internacional e deve pousar na Terra hoje às 14h (hora de Brasília), trazendo os astronautas Carl Walz e Daniel Bursch. Eles bateram o recorde norte-americano de permanência no espaço, após passar 192 dias em órbita.

MEDICINA

Pesquisa acha gene de câncer infantil
Pesquisadores canadenses identificaram um novo gene que, quando sofre mutação, gera medublastoma, um tipo de câncer cerebral que é o segundo mais comum em crianças. O gene, chamado de SUFU, é um regulador do desenvolvimento cerebral.



Texto Anterior: Astro semelhante à Terra possui órbita estável, afirmam cientistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.