São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

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Em Wada, cetáceo vira hambúrguer

TAKANORI ISSHIKI
DA REUTERS

Em busca de clientes mais jovens, que preferem o fast-food a uma culinária mais tradicional, um restaurante japonês lançou o hambúrguer de baleia.
O sanduíche, que vem acompanhado de verduras, maionese e catchup, é uma criação de um pequeno restaurante na cidade de Wada, cerca de 100 km a sudeste de Tóquio.
São oferecidos o baleiabúrguer e o filé de baleia, feitos com carne de baleia-bicuda, e o cachorro-quente, de carne de baleia minke. Eles custam o equivalente a seis reais.
O dono do restaurante, Akiji Ichihara, diz que os clientes receberam muito bem os sanduíches, servidos apenas uma vez por mês. O recorde foi de 700 vendidos em um dia.
"Eu achava que a carne de baleia era muito pesada, mas é macia e muito gostosa", disse Yuko Takahashi, de 25 anos.
Todo esse prazer é música para os ativistas japoneses. Eles dizem que comer baleia é uma tradição cultural, mas a demanda por essa iguaria tão cara tem diminuído entre os clientes mais jovens.
O Japão parou a caça comercial em 1986, mas um ano depois começou o chamado programa "científico". O país defende que espécies ameaçadas precisam de proteção, porém outras, como as baleias minke, sustentam a caça. Muitos japoneses defendem a caça para "equilibrar o ecossistema".


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