São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BIOLOGIA MOLECULAR

Grupo de Yale descobre tipo primitivo de controle genético por RNA
A revista britânica "Nature" (www.nature.com) publica hoje on-line mais um trabalho desconcertante sobre a molécula do momento, o RNA (um dos dois ácidos nucléicos, fundamentais para a vida de qualquer célula -o outro é o bem mais famoso DNA). No caso, a descoberta poderá levar a tecnologias novas para "ligar" e "desligar" genes, sonho da geneterapia.
O RNA atua normalmente como um mensageiro: quando a célula precisa de uma proteína, o gene correspondente é transcrito como RNA, que por sua vez é traduzido na sequência específica de moléculas que constitui a proteína necessária.
O estudo de Wade Winkler, Ali Nahvi e Ronald Breaker, da Universidade Yale (EUA), identificou um mecanismo novo para interromper cascatas circulares de reações químicas -conhecidas como vias metabólicas- nas células. A novidade é que o mecanismo mobiliza o próprio RNA mensageiro.
Em geral, a célula "sabe" a hora de parar de produzir determinado composto porque outras substâncias implicadas na via metabólica atuam sobre o DNA e impedem sua leitura (transcrição). O mecanismo descoberto em Yale usa o bloqueio do RNA por um tipo de vitamina B (a tiamina), um subproduto da via metabólica estudada. A tiamina se encaixa na própria molécula de RNA e impede que ela se acople às fábricas de proteínas das células, os ribossomos.
Os autores acreditam ter encontrado um dos mecanismos mais primitivos de controle genético, anterior até à existência de proteínas. (DA REDAÇÃO)