São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

ASTRONOMIA

Tempo nublado prejudica visão do cometa McNaught

DA REDAÇÃO

As chuvas que afetam principalmente o Sudeste estragaram parte da festa, mas o cometa McNaught ainda pode ser visto a olho nu -e fotografado- em todo o Brasil pelo menos até sábado. Com instrumentos, será visível quase até o fim do mês.
O astro é o mais brilhante de seu gênero a passar perto da Terra nos últimos 42 anos. É cem vezes mais brilhante que o Halley, que se aproximou pela última vez daqui em 1986.
Ele pode ser observado em qualquer lugar de onde se possa ver o pôr-do-sol, desde que não haja muitas nuvens. Basta olhar na direção do poente. O ideal é procurá-lo cerca de meia hora após o crepúsculo. Anteontem, por exemplo, o McNaught ainda era visível por volta das 20h.
O cometa fez no fim-de-semana sua aproximação máxima do Sol. Agora ele se afasta da Terra, e pode ser que não volte nunca mais: alguns astrônomos aventam a possibilidade de que ele seja aniquilado na sua passagem de raspão pela estrela.
Por enquanto os astrônomos não se arriscam a prever seu destino: nem a massa nem o período do McNaught foram determinados.


Texto Anterior: Gripe de 1918 matava por choque imunológico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.