UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SAÚDE

Água excessiva pode ser fatal para atletas
Pessoas que se exercitam sob um calor muito forte devem tomar cuidado com o que bebem, pois muito líquido pode ser fatal, afirma um grupo de médicos sul-africanos.
A crença no fato de que atletas têm de beber muito líquido para repor todos os fluidos perdidos durante o exercício é um mito que não está baseado em evidências científicas, diz Timothy Noakes, pesquisador da Universidade da Cidade do Cabo. Atletas em todo o mundo costumam acreditar que a desidratação constitui a principal ameaça ao bem-estar durante exercícios prolongados.
Segundo Noakes, pelo menos sete mortes e mais de 250 casos de encefalopatia hiponatrêmica foram reportados entre atletas, soldados e praticantes de "trekking" na literatura médica. Os casos reportados na literatura são, segundo Noakes, uma pequena fração do total. A encefalopatia hiponatrêmica é uma situação na qual o sangue fica tão diluído que o nível de sal cai e o fluido invade o cérebro em grandes quantidades, impulsionado pela pressão osmótica, e mata a pessoa. (DO "INDEPENDENT")


Texto Anterior: Espaço: Mars Express faz despedida da Terra em teste de instrumentos
Próximo Texto: Ambiente: Caribe sofreu perda de 80% de seus corais
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.