UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Sonda está viajando a caminho do planeta Marte

Mars Express faz despedida da Terra em teste de instrumentos

ESA
Imagem da sonda Mars Express mostra Terra e Lua, vistas a 8 milhões de quilômetros de distância


DA REPORTAGEM LOCAL

Como que em um rito de despedida, a sonda européia Mars Express aproveitou a execução do teste de todos os seus sistemas para produzir uma última imagem de seu planeta natal, visto a 8 milhões de quilômetros de distância.
A nave agora ruma para Marte em uma viagem de quase 500 milhões de quilômetros que deve terminar no final do ano, quando a sonda entrar em órbita do planeta vermelho. Todos os instrumentos da nave se mostraram operacionais, inclusive as do veículo de pouso acoplado ao veículo, o Beagle-2, que deve ir à superfície daquele mundo em busca de sinais de vida extraterrestre.
Apesar disso, a missão ainda pode ser comprometida por uma falha no sistema de abastecimento de energia a partir dos painéis solares, que obrigará a sonda a operar seus sensores científicos com apenas 70% da energia originalmente esperada.
A missão é a primeira da ESA (agência espacial européia) dirigida a um outro planeta. O custo foi de cerca de 300 milhões de euros.


Texto Anterior: Nova classe de medicamento pode combater diabetes com pílulas
Próximo Texto: Panorâmica - Saúde: Água excessiva pode ser fatal para atletas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.