São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cassini acha 2 novas luas em Saturno

JPL/Nasa
Imagem da sonda Cassini mostra a coloração de Saturno como seria vista por olhos humanos

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois novos satélites de Saturno -os menores já observados ao redor do planeta- foram descobertos por cientistas franceses envolvidos na missão da sonda americana Cassini. O achado eleva para 33 o número de astros conhecidos que circundam o segundo maior planeta do Sistema Solar.
A localização das novas luas não é inesperada -dada a distância entre o planeta e a Terra, mais de 1 bilhão de quilômetros, somente os maiores satélites podem ser detectados daqui. A menor das luas saturninas conhecidas até então tinha cerca de 20 quilômetros de diâmetro. Os dois novos astros, chamados provisoriamente de S/ 2004 S1 e S/2004 S2, têm respectivamente três e quatro quilômetros, de ponta a ponta.
Um deles pode até ter sido observado antes, durante a passagem das sondas americanas Voyager, em 1981. Mas sua existência como satélite não pôde ser confirmada na época, porque as duas naves fizeram apenas um sobrevôo pelo planeta (dali, a Voyager-1 rumou para fora do Sistema Solar, e a Voyager-2 foi a Urano).
Só agora, com uma nave estacionada em órbita ao redor de Saturno, foi possível acompanhar o movimento dos objetos e confirmar que eles também estão girando em torno do planeta. Ambos estão localizados entre as órbitas de outras duas luas bem maiores, Mimas e Encelado, a 194 mil e 211 mil quilômetros de distância do planeta, respectivamente.
Várias luas de Saturno, assim como as de outros gigantes gasosos no Sistema Solar, são provavelmente asteróides e cometas capturados pela gravidade do astro central. Os cientistas ainda não têm informações para dizer qual é a origem exata dos objetos recém-descobertos. (SN)